quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Pausa 04

"Qual meu potencial?"

Essa é uma pergunta que eu e mais de um milhão de pessoas devem se perguntar em muitos momentos. Dentro disso, resolvi fazer mais uma pausa.

Há mais de 1 ano, conheci uma pessoa que bem ou mal me contou a seguinte analogia: água é conhecimento e cada um nasce com um tamanho de vasilhame. Você pode nascer com uma xícara, que logo se enche e não há mais espaço. Ou ser uma piscina, ou outros inúmeros tamanhos de compartimento. "Qual seria o tamanho do meu?", essa é a pergunta que passei a me fazer quase todos os dias. Além disso, a pessoa que me contou era nada menos que meu chefe e lógico, me interessava muito mostrar que meu vasilhame não era de nenhuma forma pequeno. 

As tentativas de me mostrar prestativa, interessada e esforçada eram apenas para me auto convencer de que "Sim, eu tenho uma grande caixa d'água dentro de mim e nela cabe muita coisa" (haha). Porém, isso me cegava para o seguinte fato: se eu sou de fato o que sou, para quê preciso provar isso a todo o tempo, não é?

(Detalhe: esse meu chefe é uma pessoa muito particular. Ele conseguia, com maestria, captar sua atenção e fazer com que você viajasse profundamente nesses questionamentos pessoais. Um lado meio místico o circunda e a atmosfera era diferente quando me encontrava com ele... eu diria até que se assemelhava a um sonho, no qual não se sabe se aquilo é realidade ou total mentira deslavada. Mas não importa, o fato é que ele merece um capítulo a parte na minha trajetória, apenas pelo fato de me fazer pensar.)

Após mais de 1 ano, cruzei com uma frase que me fez "virar a chave" e refletir de outro modo. Foi como que por um momento alguém acendesse a luz. A frase era:

"Empty your mind, be formless, shapeless, like water. If you put water into a cup, it becomes the cup. If you put water into a bottle, it becomes the bottle. You put it into a teapot, it becomes the teapot. Now, water can flow or it can crash. Be water, my friend." - Bruce Lee

("Esvazie sua mente, ser amorfo, sem forma, como água. Se você colocar água em um copo, ela se torna o copo. Se você colocar água em uma garrafa, ela se torna a garrafa. Você colocá-lo em um bule de chá, torna-se o bule . Agora, a água pode fluir ou pode falhar. Seja água, meu amigo. "- Bruce Lee")

Diferente de antes, hoje não acredito que nascemos com um vasilhame específico. Se invertermos a visão e nos considerarmos água, o alcance é infinito. Não há limitações e nem formas pré-ditadas. Tudo se transforma a todo o momento e o melhor que podemos fazer é sempre nos manter flexíveis e com vontade de crescer. 

Voltando um pouco à pergunta do início: 'Qual o meu potencial?'; "Qual o seu potencial?"

Gostaria de ter mais anos de experiência para poder te responder. 

Gostaria também de ter mais maturidade para escrever esse texto.

Por enquanto, só posso e quero deixar um pedido para quem por acaso leia até aqui:

- Por favor, transborda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário